quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Um dia sobre algumas crianças



12 de Outubro, uma ótima data para se comemorar com uma criança não? Dia importante, afinal se comemora o dia das crianças, o futuro do mundo (frase clichê mas é isso mesmo).

Já fui criança e sempre desejei ganhar presentes apesar de nem sempre ter esse prazer. Muitas delas hoje estão brincando, comemorando, ganhando presentes, passeando, no computador twittando os últimos acontecimentos de suas vidas. Mas não devemos nos deixar esquecer de que milhões de outras crianças estão passando fome, frio, dormindo nas ruas, sendo mutiladas e morrendo.




Vai ai alguns dados sobre essa realidade que na maioria das vezes a mídia varre pra de baixo do tapete:

Uma em cada 12 crianças do planeta enfrenta as piores formas de exploração no trabalho, revelou um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), divulgado em Londres em fevereiro de 2005.
”Cerca de 180 milhões são submetidas a trabalhos perigosos, escravidão, recrutamento forçado no Exército, prostituição e outras atividades ilegais'', denunciou o documento, que classifica o trabalho infantil como uma cicatriz na consciência do mundo no século 21.                                          97% das crianças exploradas se encontram nos países pobres ou em desenvolvimento. Só na África, onde a situação é mais grave, metade dos que tem entre cinco e 14 anos trabalha..UNICEF.
A cada sete segundos, morre uma criança de fome. Documento-base da Campanha da Fraternidade de 2005.
Das 55 milhões de crianças de 10 a 15 anos no Brasil, 40% estão desnutridas. 1,5 milhão entre 7 e 14 anos está fora da escola. A cada ano, 2,8 milhões de crianças abandonam o ensino fundamental. Das que concluem a 4ª série, 52% não sabem ler nem escrever. Informações do senador Cristovam Buarque, 2005.
A cada minuto, uma criança morre de AIDS.
A Aids já deixou mais de 11 milhões de órfãos na África; o devastador avanço desta doença faz com que, em 2010, pelo menos 40 milhões de menores em todo o continente tenham perdido pelo menos um de seus pais, segundo a UNICEF.

Por fim:

Para cada dólar que a ONU gasta em missões de paz, o mundo investe 2 mil dólares em guerras. Documento-base da Campanha da Fraternidade de 2005.
Em 2003, o total de gastos militares somou 960 bilhões de dólares. Documento-base da Campanha da Fraternidade de 2005.


São informações um tanto desatualizadas, mas que mostram uma realidade que está longe de ser mudada. Ongs, investimos públicos e muitas outras ações tendem a minimizar esse quadro mas enquanto não pararmos para tomar decisões realmente significativas essa realidade se estenderá por anos e anos.

Feliz dia das crianças!


Fonte:  http://www.consciencia.net/mundo/desigual.html


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Uma data que deveria revelar alegria, intensidade e muitas cores vibrantes que emergem dos nossos pequeninos, vejamos o quadro que se tem, completamente destoante do que transparece nas emblemáticas faces singelas da infância.

    Até quando viveremos sobre os efeitos repudiosos da massiva injustiça sociçal?

    ResponderExcluir
  3. Era pra ter a opção curtir aqui no Blogger. Belíssimo comentário minha cara Ellys.
    Triste realidade essa nossa, mas infelizmente temos de conviver com ela. Até quando?

    ResponderExcluir