terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O primeiro Hacker e a primeira Trollada sem fio


Hoje em dia com essa desenfreada evolução tecnológica sem fio a internet tem sido o principal alvo e motivador de tudo isso. Sabemos que desde a criação da internet (uma rede mundial onde milhões de pessoas podem se conectar ao mesmo tempo) existia/existe aqueles usuários “gaiatos” que usam dessa ferramenta excepcional pra prejudicar outras pessoas, se sobre sair, lucrar em cima de outras pessoas com falcatruas ou só tirar uma brincadeirazinha.
Pois bem, esses são os famosos Hackers e/ou Crackers(existe uma diferença). Mas o que ninguém sabe é que esses “cabas”, os Hackers, são mais velhos que pensam.
Essa semana, mais precisamente hoje 27/12 se comemora a primeira invasão Hacker e essa tal invasão se deu no ano de 1903, um século atrás. Tudo parecia bem no teatro Royal Institution em uma palestra em Londres, diante de várias pessoas onde o físico John Ambrose Fleming dava umas mexidinhas na parafernália arcana a sua frente, aquela máquina era nada mais nada menos que o primeiro Telégrafo sem Fio. Uma maravilha tecnológica criada pelo italiano Guglielmo Marconi. O telégrafo podia receber mensagens em Código Morse de longas distâncias.
Enquanto Marconi se preparava para a demonstração que seria uma mensagem enviada de uma estação falésia em Poldhu no Reino Unido o aparelho começou a tocar outra mensagem. No início só se ouvia uma palavra repetindo várias vezes, depois mudou para um poema estilo baixaria onde dizia que Marconi enganava o público. Bom, um tempo depois de ter irritado bastando Marconi por causa dos insultos em público o hacker envia um carta ao jornal dizendo que fez aquilo para mostrar ao público as falhas de segurança que o telégrafo possuía, o autor da “brincadeira” se chamava Nevil Maskelyne.









Guglielmo Marconi



                                                                    








Nevil Maskelyne. (O gaiatinho)



INFORMAÇÕES RETIRADAS DO SITE: http://www.newscientist.com




                                                                        
                                                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário