quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A ira de um anjo


A sociedade costuma condenar sem perdão atos como assassinato, estupro, canibalismo, esquartejamento, tortura e outra série de atos desumanos que são praticados mundo afora, mas em alguns casos tais atos podem ser explicados. O "porque?" dessas ações pode ter um significado ou uma resposta coerente. Não venho aqui defender tais atos mas sim dizer que em alguns casos eles são movidos por algo há mais, conscientemente ou inconscientemente há algo neles onde se encontra os reais motivos que justifiquem esses atos.

É comprovado que a formação de nossa personalidade começa na infância e vai até a adolescência e é justamente no período da infância onde o meio em que a criança vive mais vai influenciar na sua vida adulta e nos seus atos. Tudo o que ela viveu de bom ou ruim/de bom e ruim será reproduzindo por ela mais tarde. Sua mente e seu corpo vão reagir a esses estímulos.

É fácil perceber como uma pessoa reage a um trauma, muitas vezes ele se esconde, quer ficar só, ou até mesmo pode atacar alguém. Pessoas que sempre tiverem uma vida tranquila são mais apegáveis, amorosas e carinhosas. Tudo é reflexo.

Mas o que venho tratar aqui é justamente sobre pessoas perturbadas, traumatizadas e que por isso agiram de formas nada convencionais, mas que tais atos foram o reflexo daquilo que já viveram. Os psicopatas, ou serial killers (como preferirem) são pessoas extremamente destroçadas, instáveis, sem auto-controle. Todos eles tiveram uma infância complicada com separações, abusos, maus tratos, preconceitos, descaso e todas essas coisas refletiram no que posteriormente eles se tornaram (mas claro que não é em todos os casos, nem todos desenvolvem a psicopatia). São vítimas, assim como nós poderíamos ser deles, infelizmente.

Não vou me estender muito nem pretendo dar uma aula de Comportamental aqui. Só vim bater um papo a respeito disso, porque as vezes passa despercebido que eles também são gente e que tem uma história. A moral pesa nessa hora, pois são criminosos, mas também são vítimas e é preciso olhar os dois lados da moeda.

Aqui abaixo vem um vídeo sobre uma garotinha que sofreu maus tratos ainda bebê e ao longo do tempo esses más lembranças foram revertidas em atos de violência e ódio contra os mais próximos. Ela tinha tudo pra ter se tornado uma futura psicopata mas com os cuidados dos pais adotivos e toda a atenção á esse problema, sendo tratado logo cedo pôde ser revertido. Ela hoje é psicologa e é presidente de uma ONG que trabalha com crianças que sofreram violência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário