quarta-feira, 29 de junho de 2011

Xemegão, festa junina?





As festividades juninas já estão expirando, pois é, e lá venho eu novamente com um novo texto. Estou sem muita coisa na cabeça pra passar pro papel então peço a paciência de todos em relação as postagens. Bom, e lá vamos nós!

O Xamegão como é conhecido é a festa junina que ocorre aqui na cidade, tem um tempo estimado de 7 dias com apresentação de grupos musicais, principalmente forró de plástico e forró pé de serra (Forró Raiz).
 Essa festa já é tradicional, os festeiros de plantão vão sempre que podem, as vezes atrai gente das cidades próximas que tem intenção de curtir o feriado de São João e São Pedro longe de casa.
Mas como nem tudo na vida são flores, tal período festivo tem seus problemas. Os problemas são quase que exatamente os mesmo que eu citei em outra postagem (A do Carnaval), mas é um assunto que deve sempre ser tocado por que a coisa ta feia.
Este ano foi mais tranqüilo por decorrência das atrações que não agradaram tanto o publico, então a circulação de pessoas foi menor, mesmo assim não impediu que os problemas sumissem. =)
Fico estupefato quando vejo nessa festa garotos de 12, 13 anos cheirando a cavidade das latinhas de refrigerante ou cerveja, ai vem a pergunta, o que tem lá dentro? Perfume francês é que não tem! Loló pra ser mais exato, substancia química, droga menos prejudicial do que a maioria, mas sabe qual o maior problema? Logo, logo essa criança vai fumar maconha, crake, outras substâncias e roubando.
Tem as brigas, as benditas brigas, já comentei em outra postagem: Se for para a festa pra brigar fique em casa “mermão”! Não estraga a festa dos outros. A falta de lixeiros (sacanagem isso), os banheiros químicos que são poucos e o pessoal não colabora muito. Penso duas vezes antes de entrar em um banheiro daqueles, só em ultimo caso ai eu apelo para eles.
Por fim só queria deixar claro, às vezes essa festa (Xamegão) é o exemplo vivo de alguns anti-civilizados, e mal educados que ainda padece sobre estas terras. Através da sociedade podemos ver a estrutura da família, educação começa de casa e conscientização é de cada um. Espero que esse quadro melhore com o tempo.
Pra que não soe que o Xamegão só tem merda, é uma festa bem legal. Mantém a cultura nordestina, trás pessoas de outras cidades assim contribuindo para o capital de giro e muitos outros fatores.

2 comentários: