sexta-feira, 20 de abril de 2012

O esperar, o acreditar e a sorte


  Há dias venho me deparando com frases um tanto clichês, más que para a maioria surte efeito confortante e traz esperança. É importante frisar que venho aqui não para criar polêmica ou fazer apologias a ideologias particulares minhas, e sim, abrir espaço para um bom diálogo saudável e construtivo. Ideia essa que vem sendo proposta por mim desde a criação deste blog.

  É verdade que em muitos momentos de nossas vidas nós passamos por problemas sejam eles pessoais, profissionais ou familiares (que não deixa de ser pessoal de certa forma,) e que muitas vezes tais problemas parecem não ter solução, e se tem, não é algo imediatista. Daí é onde quero chegar, pois diariamente nos deparamos com pessoas colocando em pauta a tal repetida frase “deixa que o tempo resolva tudo” ao se referir a problemas nos quais parece não ter solução. Depois de tanto experimentar tal afirmação cheguei à conclusão de que isso é redondamente errado, pois o homem tem a capacidade de modificar e vem modificando sua vida diariamente (fato inegável), então penso que apenas sentar e ver “o tempo resolver” não é lá uma boa ideia se levarmos em conta de que nada vai mudar se alguma coisa não for feita.

  Outra frase que também se encaixa nesse contexto é a seguinte “Foi por que Deus não quis” ou “Foi por que Deus quis”. Quero de imediato dizer que não venho aqui questionar crença alguma ou faltar com respeito àqueles que creem em Deus, venho apenas levantar questões que acho importantes que sejam discutidas. Vou dar um exemplo típico do que estou falando. Uma certa pessoa vai fazer uma prova para concurso mas não consegue atingir a nota suficiente a leva-lo a aprovação, daí sempre tem aquele que vem e diz ”Não se preocupe pois se não deu certo agora foi por que Deus achou melhor assim”. Ora bolas! Infelizmente tenho que discordar, pois o seu fracasso na avaliação foi diretamente proporcional ao seu esforço quanto ao estudo referente à avaliação em questão, não há como fugir disso, e si ele não conseguiu bons resultados é por que não estava realmente capacitado. Referente a isso entramos em outro exemplo típico, mas que não vou me aprofundar que é o caso de quando alguém morre... “Ah, foi por que Deus quis.” Sinceramente, não desce.

  Por ultimo quero levantar a questão de “ter sorte” que é algo muito subjetivo igualmente aos outros dois casos no qual eu citei anteriormente, mas se formos levar em conta de que há a probabilidade de algo dar certo ou não é totalmente descartável a afirmação “fulano teve sorte”. De maneira alguma, exemplo: Quando se joga um dado de seis lados à probabilidade de cair no número cinco é de 1/6, matemática simples, e tal exemplo pode ser comparado ao ganhador da Megacena onde a probabilidade dele ganhar é de 1/600 mil, por exemplo. E isso pode ser levando a qualquer momento de sua vida, não se restringe a momentos como esses e os acontecimentos em geral se resumem a mero acaso.

  O que eu quis dizer com tudo isso é que não adianta esperar por forças divinas, ou um momento de sorte em sua vida ou esperar que as coisas se concertem ou aconteçam com o tempo que nada vai adiantar ou mudar. É preciso incessantemente ir à luta e não desistir, planejar e ver a coisa dar certo. Um sonho não se concretiza apenas por querer, tem sim, que fazer mesmo que sacrifícios tenham de ser feitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário