segunda-feira, 25 de junho de 2012

"A noite é de São João"


Estamos todos em ritmo de festa! É São João!!!

  Uma data importante principalmente para o nordeste que foi da onde se originou tal comemoração. O São João é sem dúvidas uma via que nos faz resgatar a nossa cultura desde a raiz, lá nos terreiros onde soava uma sanfona, um zabumba e um triangulo. A fogueira estalando e o milho sendo assado, bandeirolas, xadrezes cintilantes se misturam entre cores e o Forró tomando de conta.

  Em quase todo o nordeste se faz as festas para comemorar a data, aqui em Cajazeiras –PB não é diferente, todo ano tem. Inclusive esse ano a programação do evento (que é realizado na praça conhecida como Xamegão) é em comemoração ao centenário do pai do Forró: Luiz Gonzaga.

  Ótima! A ideia é ótima se não fosse às bandas que se apresentam para a homenagem que em sua maioria não se vê nem uma sanfona, muito menos ao ligado a nossa cultura popular. “O mercado tá de olho é no som que Deus criou” uso essa frase do Zeca Baleiro como metáfora, afinal, não consigo engolir a ideia de contratarem bandas que nem se quer se preocupam com o que vão transmitir ao povo com suas músicas, letras nada significativas se formos levar ao contexto histórico cultural de nossa terra. Já disse isso antes e vou voltar a dizer: Não tenho sombra de dúvidas que toda essa comemoração está fazendo o filho do sr. Januário se tremer no caixão, ah com certeza!

  Cadê a essência? Sou sim a favor de resgatarmos nossa história seja ela por manifestação artística ou não (coisa que tais bandas que mencionei não fazem). Esse texto é mais um desabafo de revolta. Ah, então você se revolta com isso? Claro que sim! Aos poucos vão deixando de lado o mais importante, a memória e cada vez mais se abraçando com o puro entretenimento visando lucro e outras coisas mais... É uma realidade que incomoda.





A Noite é de São João
Luiz Gonzaga
-
É São João
A noite é de São João
Alegria no meu coração 
E São João
Ainda é São João
Não adianta fazer confusão
Porque

Não ver balão no ar
Vejo sim
Ver quanto foguetão
Vejo sim
Quanta lanterna acesa
Ver a natureza
Embelezar o sertão
Vejo sim
Então pra que fazer
Tamanha confusão
Se tem fogueira acesa
Pode ter certeza
A noite é de São João
Porque

4 comentários: