terça-feira, 5 de junho de 2012

A mídia e sua falta de ética



  Nas idas e vindas por sites e pesquisa pela internet afora eu me deparei com um vídeo onde havia acontecendo um acidente entre veículos e um dos envolvidos estava ajudando a socorrer uma vítima, quando jornalista tentam entrevista-lo, e já incomodado o senhor que ajudava no socorro a vítima deu uma lição de ética jornalística ao repórter. O que venho dizer com isso? Venho falar um pouco da mídia e das notícias que nos são repassadas todos os dias pelas redes de TV.

  Hoje em dia é muito mais fácil conseguir informações diversas sejam elas falsas ou verdadeiras, o mundo da internet nos proporciona isso, mas a 15-20 anos atrás quando não existia internet onde o único meio de se conseguir informações eram por tv, rádio, jornais ou revistas era possível saber se tudo que esses meios nos passavam eram verdade? Acho meio difícil...

  Hoje isso já não existe com muita força, mas mesma assim se perpetua. A tv está ai, com suas emissoras esborratadas de profissionais jornalísticos que tem como dever nos repassar informações dos mais diversos acontecimentos pelo mundo afora, mas será que elas são verdadeiras e coerentes com a verdadeira realidade? E fácil de responder isso, as emissoras costumam alterar informações, organizar frases,  uma palavra apenas e todo um contexto muda isso tudo para favorecer alguns e desfavorecer outros tantos. Não existe ética, existem interesses de uma “panelinha” por trás de tudo isso.

  Fazem com que acreditemos naquilo que estão passando. Exemplo típico é um conhecido jornal de sexta-feira a noite em uma edição dizer que o ovo faz mal a saúde, já na próxima edição diz que ele faz bem. Como não duvidar do que se passa? O pior são aquelas pessoas que não tem acesso a outro tipo de meio de informação ou que não tem uma formação escolar que lhe permita ser mais crítico do que de costume, e até mesmo aquelas que nem ligam. Essas pessoas são os principais alvos, as emissoras procuram aliena-las (e conseguem).

  É como costumo dizer “a tv é a maior arma de alienação em massa” e é algo que se perpetuará, afinal o sistema trabalha também para que isso perpetue. Os vídeos logo abaixo falaram melhor por mim.

  Abaixo vão três vídeos e um link com a hipócrita Carta com os Princípios Editoriais das Organizações Globo 


1° O vídeo que citei no início desse texto


2° Entrevista com Rodrigo Amarante


3° Direito de resposta Brizola x Globo



Princípios Editorias das Organizações Globo
http://g1.globo.com/principios-editoriais-das-organizacoes-globo.html

Alguns trechos do texto.
Seção I
i) As Organizações Globo são apartidárias, e os seus veículos devem se esforçar para assim ser percebidos;
j) As Organizações Globo são laicas, e os seus veículos devem se esforçar para assim ser percebidos;
k) As Organizações Globo repudiam todas as formas de preconceito, e seus veículos devem se esforçar para assim ser percebidos;
l) As Organizações Globo são independentes de governos, e os seus veículos devem se esforçar para assim ser percebidos;
m) As Organizações Globo são independentes de grupos econômicos, e os seus veículos devem se esforçar para assim ser percebidos. Por esse motivo, as decisões editoriais sobre reportagens envolvendo anunciantes serão tomadas a partir dos mesmos critérios usados em relação aos que não sejam anunciantes;

Seção II
c) O respeito e a transparência devem marcar a relação dos jornalistas com suas fontes. Quando indagado por elas sobre o destino da informação que acaba de lhe dar, o jornalista deve responder com a exatidão possível;”



Nenhum comentário:

Postar um comentário