quinta-feira, 23 de agosto de 2012

"Contra a idéia da força, a força das idéias"


“Você não sente nem vê
Mas eu não posso deixar de dizer, meu amigo
Que uma nova mudança em breve vai acontecer” ♪♫



  Os movimentos sociais por décadas vem fazendo a diferença no cenário nacional. Veem mudando a cara do Brasil, mudando vidas, sendo vitoriosos quando a maioria pensa que a luta está perdida.

  Aqui em Cajazeiras esses fatos estão cada vez mais vindos à tona. As pessoas estão percebendo, ou não, que há algo que vai muito além do que a mídia prega por ai. Estão aos poucos vendo que o “buraco é mais embaixo” e isso é bom! Em meio a tantas lutas espalhadas pelo Brasil afora a que está mais nítida é a greve dos professores e servidores das instituições de ensino federais (tendo em vista que em alguns lugares os servidores já vão voltar as atividades). É uma luta que já vem perdurando por 100 dias, umas das maiores nos últimos dez anos e em meio a tudo isso os estudantes estão mostrando estarem abraçados com a causa.        

  Os Movimentos Estudantis veem se mostrando a cada dia mais organizados e unidos (tirando os pseudo-representativos do estudante) em prol de melhorias na educação, saúde, transporte... Tendo em vista que é um movimento social que muito ainda não dão ouvidos, aos poucos vão se mostrando cada vez mais atuantes e politizados; preocupados com o destino do Brasil e de seu povo.

  Em Cajazeiras o ME (Movimento Estudantil) se faz presente e bastante atuante no que se diz respeito à reinvindicações de direitos a cerca da educação pública e indo de contrapartida as privatizações de estabelecimentos públicos como os Hospitais Universitários e apoio a greve.

  No último dia 22 de Agosto em pleno desfile cívico em comemoração aos 149 anos de emancipação política o ME foi a público “desfilando” ao seu jeito: estudantes da UFCG, IFPB e professores da UFCG todos juntos com cartazes, “pinturas de guerra” e gritos de protesto mostrar pra sociedade cajazeirense o que anda passando com nossa educação pública federal e mostrar que estão aqui, em movimento, atuantes e preparados pra reclamar e ser a mosca na sopa de muito político que ao invés de ir representar e cumprir com as vontades do povo, faz o contrário e vira as costas pra ela pois como já dizia o grande compositor brasileiro Belchior “Nunca mais você saiu a rua em grupo reunido. O dedo em V, cabelo ao vento, amor e flor, quero cartaz”. Nós fomos lá, cabelo ao vento com nossos cartazes. Fomos aplaudidos, recebemos frases de apoio, sorrisos. Fizemos nossa parte, naquilo que nos cabe...



  Hoje conversando com um amigo Vinicius Lacerda que estava presente no desfile e viu a nós do ME com nosso protesto me disse:

  “Eu vi tantas pessoas falando ‘Dilma vai bem ver esse bando de doido correndo na rua’
Mais por dentro eu sentia que era esse bando de doido que pode mudar a situação hoje.
Não posso dizer mais nada, a não ser o meu muito obrigado e deixar aqui a minha disposição para qualquer ajuda.”

  É emocionante ler isso, é como ver todo o esforço que fizemos para organizar o manifesto e tentar passar a nossa mensagem pro povo ter resultados, ou melhor, surtir o resultado que tanto esperávamos que era tentar conscientizar e consequentemente trazer mais pessoas para a luta. É um trabalho de formiguinha, mas que aos poucos vai se fortificando e os resultados vão ficando mais nítidos.

  Parabéns a todos que participaram desse ato digno de aplausos, falo não como também protagonista deste ato, mas como pessoa, como cidadão preocupado com o futuro do meu país, da minha gente. 

A luta é forte e é agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário