sábado, 28 de setembro de 2013

Orpheu e Eurídice: Um romance desconstruído



O mito grego Orfeu e Eurídice conta a história de um casal apaixonado, mas que diante de um destino carregado e dor foram separados pela eternidade. Porém nossa análise consiste em desvelar o que há por trás do mito e o que ele realmente pretende nos demonstrar.

       Partiremos do momento em que Eurídice é mordida por uma serpente ao fugir de um homem e após isso ela morre e sua alma é levada ao reino dos mortos. Orfeu que até então era um homem feliz com suas poesias, arpa, músicas e cantos cai em profunda tristeza por perder sua amada. Orfeu que antes encantava a todos, de seres humanos a animais com sua música agora se isolava do convívio humano mergulha em profunda tristeza. Por fim, não conseguindo suportar mais aquela situação, resolve adentrar ao mundo dos mortos a fim de resgatar a sua amada.
         Até este ponto nada fica bastante claro, porém, para que a ordem lógica da análise siga um esquema comecemos a levantar nossas questões: Eurídice é separada de seu amor por uma serpente e após disso Orfeu cai em tristeza, mas resolve ir ao mundo das trevas a fim de resgatar sua amada. Nesse ponto pensemos: a serpente sempre nos foi associada a uma imagem de traição, como podemos ver na bíblia, após o surgimento dela é que os dois se separam. Orfeu á traíra, devastou a confiança de sua amada Eurídice que agora se afasta do mesmo o deixando só e desolado. Porém, este homem ao enfrentar o poderoso centro de sua consciência, o ego, percorre determinado o caminho escuro do mundo das trevas a fim de reaver sua amada.
        Ao adentrar ao do reino inferno, Orfeu faz ecoar o som de sua lira por todo o mundo das trevas. Os demônios e almas condenadas que lá residiam ficaram todos encantados com o som de sua lira e até mesmo o senhor das trevas, o deus Hades se encantou e dele lágrimas foram arrancadas. Neste momento podemos perceber que há uma guerra entre consciente e inconsciente. Orfeu exibe uma persona que agrada a todos, conseguindo até mesmo enganar a se mesmo, porém sua consciência visita o seu lado mais sombrio, o darkside, onde encontra suas inquietações referentes à Eurídice.
        Hades e Perséfone encantados com a música de Orfeu permitem-no que leve Eurídice de volta ao mundo dos vivos, mas, com uma condição: que Orfeu não olhasse para trás enquanto percorria o caminho de volta. Enquanto passavam em meio a trevas e uma névoa espessa a luz já se aproximava e ele já tomado de amores e esquecido da posição que lhe impuseram, Orfeu resolve olhar para Eurídice e nesse exato momento ouve-se um estrondo espantoso e ela diz: “Que loucura foi essa que perdeu a mim e a ti, Orfeu? Já de novo os destinos cruéis me chamam e o sono começa a serrar meus olhos. É hora de dizer-te adeus. A noite imensa me circunda e ergo em vão para ti as minhas mãos enfraquecidas”.
        Após Eurídice sumir como névoa, Orfeu se desespera por saber que sua música não poderia mais desdobrar os deuses infernais e que era impossível lutar contra suas leis. Por toda a vida, desse dia em diante, Orfeu cantou seu amor para Eurídice mergulhado em dor sabendo que perdera seu grande amor por um descuido fatal.
        Nessa ultima parte da história percebemos que Orfeu novamente trai Eurídice por olhar para trás, e por isso ela, sem suportar mais, some de vez da vida de seu grande amor. Afirma Eurídice “Que loucura foi essa que perdeu a mim e a ti, Orfeu?” logo afirma         “É hora de dizer-te adeus. A noite imensa me circunda e ergo em vão para ti as minhas mãos enfraquecidas”. Eurídice agora estava enfurecida e triste por mais uma vez Orfeu tê-la traído e assim, perdido os dois. E por ultimo afirma que já não tem forças o suficiente para tentar unir-se a Orfeu novamente, era o fim.
        O que podemos concluir é que, esse mito constitui um arquétipo típico de nossa época: o do homem ou mulher que afirma amar seu companheiro(a) porém sucessivamente o trai de alguma forma. Usam de uma persona encantadora e de um jeito de levar a situação a seu favor, mas que, em algum momento o companheiro(a) acaba que se cansando da situação e rompe de vez. E o companheiro traidor, em meio as suas dúvidas e guerras internas, tendem a sofrer sem nunca deixar de esquecer a tal pessoal que tanto amou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário