sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

As 7 vezes que a CIA mudou o rumo da história - pt1

  Hoje vou me deter a um texto informativo, que creio eu poucos terem conhecimento. Bom, por volta de 1945 quando a segunda guerra mundial acabou com o exemplo de poder militar que o EUA possuía, derrubando a Alemanha nazista e derrotando os japoneses no pacifico ( sem falar na bomba atômica ). Os EUA estava perdendo poder em outra área, á espionagem!
  Os espiões americanos estavam montando uma coleção de missões fracassadas e por esse motivo os EUA decidiu criar a CIA ( Serviço de Inteligência Americana ).
  Com o intuito de lucrar em cima das outras nações (como é de costume) os EUA começou a usar a CIA para interferir principalmente em movimentos políticos e aqui vocês verão as 7 vezes em que eles mudaram o rumo da história usando a CIA para seus fins.
 1° - A primeira intervenção militar da CIA foi o primeiro ministro do Irã, o comunista Mohammed Mossadegh ( na foto ao lado ), que depois de assumir o poder em 1951 propôs a nacionalização das companhias petrolíferas. A proposta irritou principalmente os EUA, que lucravam com as companhias. 
  A partir daí o então presidente dos EUA Dwight Eisenhorwer encomendou a CIA a operação Ajax que tinha como finalidade derrubar o poder do então primeiro ministro. 
  Contratados pelos americanos multidões de pessoas, e um grupo de pessoas humildes contratados pela CIA foram as ruas para manifestarem contra o ministro.
 Essas manifestações ocorreram no dia 07 de Julho, porém, tudo deu errado. Os protestantes foram presos, mas Rossevelt ( comandante da CIA ) não desistiu e armou outro protesto formado por ele e um grupo de religiosos, levaram as ruas centenas de pessoas armadas. 
  Bom, o ataque a guarda iraniana custou 200 vidas, e foi dessa vez que o premiê não resistiu e no lugar de Mossadegh quem assumiu o poder foi Zahedi.
  Até hoje o Irã é uma pedra no sapato da policia externa americana. =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário