sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

As 7 vezes que a CIA mudou o rumo da historia - pt2

Aqui vai a segunda ação da CIA contra alguém em que eles tinham interesse, como sempre, para beneficiar os EUA que sempre lucra com a infelicidade dos outros. =D
2°-  Guatemala 1951, Jacobo Arbenz Guzmán ( na foto ao lado ) assumia a presidência. Ele inicia um projeto de nacionalização de empresas, só bastou isso pra que ele deixasse o pessoal da CIA com os nervos a flor da pele.
  E com o sucesso do golpe contra o premiê no Irã, em 1953 Guzmán era o novo premiado. A CIA queria no poder ao invés de Guzmán o coronel Carlos Castillo Armas.
   E foi em dezembro de 1953 que se inicia a Operação Sucesso, com gastos de aproximadamente 3 milhões de dólares. Bom, o dinheiro foi usado especificamente para bancar a construção de campos de treinamento para militantes pró-Castillo ( como era chamado os homens que eram a favor de Castillo ).
  Em 18 de junho de 1954, o general e poucas centenas de militares com armamento já meio de idade avançada ( alguns eram rifles que haviam sido usados na Segunda Guerra), derrotaram 5 mil homens do exercito do pais. Em 8 de julho Castillo assume o poder dando inicio a uma ditadura que durou 4 décadas e provocaria a morte de 200 mil pessoas. 
  Tudo isto para evitar que empresas fossem nacionalizadas. Ou seja, para não perder o money que os EUA lucrava com essas tais empresas. ( apenas negócios ) =D


Nenhum comentário:

Postar um comentário