domingo, 9 de janeiro de 2011

O divino e o lógico

  Bom, sabemos que, existem várias teorias diferentes com base nas várias religiões existentes de como se originou o mundo e tudo o que nele existe.
  Neste post vou me deter a falar apenas sobre a religião Judaica-cristã que é sempre alvo de teorias cientificas que vão contra o que é pregado pelos seus adeptos.
  Com base na bíblia o mundo foi criado da seguinte maneira “Deus criou o céu, os mares e a terra. Ele criou as plantas, os animais, os peixes e os pássaros. Os seres humanos, porém, Ele os criou à Sua imagem. O homem difere dos demais seres criados:
1. Ser criado a imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1.26).
2. Recebeu o "sopro" de Deus nas suas narinas se tornando "alma vivente"(Gênesis 2:7).
  Já a ciência discorda desses fatos ou tenta associá-los com teorias cientificas. Na própria bíblia sita que através da fé é que podemos acreditar na obra de Deus: Hebreus 11:3 – “Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.”
  A grande maioria dos cientistas acredita que o mundo tenha se formado através uma explosão que denominam de Big Bang, que através  do contato da matéria com a antimatéria foi liberando uma grande massa de energia e que dessa energia sob forma de radiação o mundo tenha começado a se expandir.
  A razão pode não ser tão intensa quanto a fé ao ponto das pessoas começarem a acreditar em tal teoria cientifica, isso vai pela cresça de cada um. Podemos afirmar que Deus simplesmente deu forma a matéria já existente, ou  que a matéria é apenas uma emanação da substancia divina.  Mas esse é um assunto que ainda levantará grandes polemicas, sabendo que em muitos momentos a fé entrará em conflito com a razão.
  Devemos ao menos saber questionar, procurar respostas. Se perguntar sobre certos assuntos não é pecado. O mundo evolui através das perguntas, através do pensamento lógico. A fé sem sombra de dúvidas é algo fundamental ao ser humano, mas não podemos nos deixar ser alienado pela fé.
 Einsten certa vez disse "É com a razão, e não com a fé, que se chega a Deus."




Um comentário:

  1. Só conhecemos o bem, porque sabemos o que é mal. Assim como só conseguimos distinguir ciência de religião se conhecermos os dois lados da moeda.
    Pra tudo no mundo tem que haver um antônimo.
    O que seria de Deus sem o Diabo?

    ResponderExcluir