domingo, 23 de janeiro de 2011

As 7 vezes que a CIA mudou o rumo da história - pt3

Quem nunca ouviu falar da guerra do Vietnã? Pois é! A CIA tem uma grande contribuição nela...
Os interesses dos governantes americanos vão além da imaginação.

  3° - Vietnã do Sul, 1955. O então presidente Ngo Dinh Diêm que deveria fazer frente ao governo comunista do Vietnã do Norte ( o pais estava dividido desde a ultima guerra ocorrida no ano anterior ) foi basicamente uma catástrofe.
   Diêm era católico e liderava um pais onde 90% da população era budista ( ai já viu no que deu ) e era apoiado por uma política secreta adepta a tortura.
  Dando assim inicio há revolta de grupos religiosos budistas e setores do exército, que lhe aplicaram dois golpes de estado. Um em 1960 e outro em 1962. No ano seguinte o governo americano resolve apoiar outro presidente e pediu o afastamento de Diêm, o mesmo se recusou, e de aliado dos EUA, passou a ser alvo! E foi em 1963 que um grupo de rebeldes liderado pelo general Tran Van Don e apoiado pela CIA cercaram Diêm  dentro de seu palácio.
  Bom, ele escapou mais no dia seguinte, negociou a rendição, entregou-se pacificamente e logo depois foi executado. A versão de que Diêm cometeu suicídio não foi aceita e a CIA foi acusada de ter “apertado o gatilho” literalmente.
  Nem com o apoio dos EUA o novo governante do Vietnã do Sul conseguiria estabilidade política provocando assim um novo conflito entra os dois Vietnã, acarretando há morte de três milhões de vietnamitas, e traria os EUA para junto do conflito.
  De 1965 a 1973 a guerra do Vietnã matou 58 mil americanos e feriu outros 300 mil. ( Ôooooh ). Bom, os EUA não ganhou essa disputa e como resposta a perda humilhante que o os vietnamitas os causaram, eles criaram o Rambo =D. Sim ele mesmo! A raiva foi tamanha pela perda da guerra que eles criaram o Rambo que sozinho fudeu o Vietnã em seus filmes =)
 I Love EUA ( Brink´s kkkk )



3 comentários:

  1. Os EUA não ganharam a guerra por outros interesses, cujo não posso relatar de não serei morto.
    Put's merda, isso é que dá comentar com sono.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkk, Nad´z não.
    xD,
    Os EUA foi humilhado pelo Vietnã isso sim. =D

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, eles entraram em guerra com o Vietnã com outros motivos, um deles foi exterminar a população negra dos EUA (acho rs)

    ResponderExcluir