sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

As 7 vezes que a CIA mudou o rumo da história - pt4


Dez milhões contra um
Foi em junho de 1970 que o então conselheiro da segurança nacional dos Estados Unidos Henry Kissinger liberou a quantia de 165 mil dólares pra que a CIA continuasse sustentando uma violenta difamação contra Salvador Allende ( candidato a presidente do Chile ).
  Salvador ( na foto abaixo ) era socialista e contava com grande apoio popular, e os Estados Unidos temiam que sua vitória nas eleições fizesse com que o Chile se tornasse aliado da União Soviética.
  Apesar dos esforços Salvador ganhou as eleições e foi eleito presidente em 07 de setembro de 1970. Dez dias depois Henry Kissinger liberou mais 250 mil dólares para serem investidos contra o presidente. O chefe da CIA no Brasil, David Atlee Phillips, veterano no golpe de estado organizado pela agencia na Guatemala, foi convocado para coordenar a derrubada de Salvador.
  Alem de eles usarem a imprensa e os formadores de opinião para elaborarem campanhas e conscientização contra Salvador, em 1972 começaram a acontecer atentados contra indústrias nacionalizadas pelo governo. Nessa época militares de direita já tinham recebido armamento e treinamento americano. E em 11 de setembro de 1973, Salvador se viu cercado por uma parcela de seu exercito no palácio presidencial, e com um rifle AK-47 Salvador se matou ali mesmo.
   Após a vitória da CIA que custou 10 milhões de dólares, Augusto Pinochet assume a presidência, ficando no poder até 1990. 

                                  Salvador Allende morto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário